quarta-feira, 27 de abril de 2011


        No cotidiano do homem, atividades são realizadas o tempo inteiro desde o momento em que se nasce até sua morte em um ciclo denominado vida. Essas ações (denominadas atividades da vida diária) podem ser grandiosas como construir um prédio, ou simples como conseguir vestir as próprias roupas, preparar o café da manhã, tomar banho, escovar os dentes, etc. Mas todas essas ações possuem um ponto em comum que as tornam fundamentais, elas são significativas. Possuem traços individuais que são únicos a cada indivíduo. Assim, o terapeuta ocupacional reabilita através de atividades as também atividades de trabalho, lazer e auto cuidado.



Todas as pessoas que possuem uma Disfunção Ocupacional em suas Atividades da vida diária são elegíveis de obter ganhos através da terapia ocupacional. Sendo que a Disfunção ocupacional ocorre quando não se consegue realizar de maneira satisfatória as atividades de trabalho, lazer e auto-cuidado. Desta forma, pessoas com condições neurológicas (parkinson, ELA, Alzheimer, etc.), condições incapacitantes ou degenerativas (câncer, artrose, artrite reumatóide, fibromialgia, etc), condições motoras (traumatismos do membro superior, coluna, etc.), condições profissionais (dor, estresse, baixo rendimento, etc.), condições pediátricas (hiperatividade, distúrbios do brincar, distúrbios de aprendizagem, síndromes diversas, distúrbios de coordenação, etc.), condições mentais (psicose, depressão, transtornos obsessivos compulsivos, neuroses, e outros transtornos mentais).

A Terapia Ocupacional pode agir através da prevenção, habilitação ou da reabilitação. Por exemplo, uma pessoa com uma condição neurológica incapacitante como Alzheimer, ELA, ou Parkinson que pode vir a perder a capacidade de escovar seus dentes sozinho, o terapeuta ocupacional irá trabalhar com ele preventivamente para que a sua força de preensão, alcance, coordenação seja preservada ao máximo, isso pode ser realizado através de atividades que simulem os mesmos movimentos utilizados para tal ato. Outra situação pode ser uma criança que sofrera paralisia cerebral ao nascer, o terapeuta ocupacional poderá estimular suas habilidades para desempenhar papéis ocupacionais próprios para sua idade como brincar, ir a escola, etc., aqui o TO estará habilitando a criança para uma vida ocupacional saudável. A reabilitação pode ser efetuada quando a pessoa já perdeu uma capacidade (por exemplo um quando sofre um AVC) ou quando ela a executa de maneira pouco satisfatória (criança com um pobre repertório de brincar, pessoa portadora de sofrimento mental com pouca ou nenhuma interação social).
Utilizando-se de atividades diversas para restaurar a capacidade dos indivíduos em realizar também atividades, os terapeutas ocupacionais têem como especificidade de seu trabalho a atividade (ou ocupação) humana. Os terapeutas ocupacionais, ou TOs como denominados por uns, enxergam o homem como um ser ocupacional, um ator no mundo mudando e sendo mudado por ele, alguém que se realiza por aquilo que constrói.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário